Teste de animação: Wake up




Este é apenas um teste que fiz pra experimentar animação no estilo anime, e pra mexer em alguns programas.

Esse video vem a parte finalizado mais o processo de animação. Mas como eu disse antes, é apenas um teste:

Deixo em dois players:

Youtube





Vimeo




animation test - wakeup from Alexandre KT on Vimeo.


Veja agora um pouco sobre as etapas deste estudo.

Como se tratava de apenas um teste, então decidi fazer uma personagem acordando. seria um movimento simples. Mas ao decorrer deste estudos senti na pele o que é animar.



1º Esboço da cena.



Nessa etapa fiz um esboço bem simples da cena, e demarquei as camadas de animação.

Em base a esse esboço eu fiz o cenário e a personagem separado.



2º Esboço da animação



Assim inicio criando os keyframes, as poses chaves. São apenas esboços, o importante é criar o movimento. Depois que crio as poses chaves, inicio as intervalações. No vídeo fica claro as poses chaves e a intevalação.

Nessa parte tem que planejar bem o tempo e o espaço entre os desenhos. Quanto mais lento o movimento, mais desenhos são necessários, o mesmo é o inverso, quando movimento é rápido, são menos desenhos.

Como foi a minha primeira vez que faço um estudo assim, eu não deixei visível as chaves de animação e as marcações.

Nessa etapa fazemos os testes pra saber se o movimento está fluindo bem. Os pencil tests.

E quando necessário, passa por várias correções até chegar num movimento adequado.




3º Clean up 



Depois que o movimento está fluindo bem, eu começo a limpar o desenho. Nessa fase eu utilizo um programa pra vetorizar o desenho, um por um. Nessa parte é a mais ardente pra fazer, praticamente levei um bom tempo só limpando os desenhos.

Como pode observar, a almofada está com cor diferente, isso porque a almofada está em outra camada de animação. Isso acontece quando uma parte da animação, seja o corpo, ou um objeto não sofre nenhum movimento, então só deixar em outra camada, assim não precisa ficar repetindo a almofada.

Mas quando sofre alguma interação ou movimento, ae faço tudo junto mesmo, como na imagem abaixo.




4º Desenvolvimento Visual





Depois que estiver limpo os desenhos. Eu já pinto o cenário, nessa parte passo por vários testes até chegar no cenário final.
E também pego um dos desenhos da animação, e pinto o desenho junto com o cenário. Isso é para ter uma base de cor e saber as demarcações de luz e sombra.
Algumas pessoas já fazem as marcações de luz e sombra já nos esboços. Mas como esse foi meu primeiro estudo, eu acabei pensando nisso somente depois.



5º Demarcação de cor





Após colorir o cenário e o personagem apenas como base de cor. Eu inicio a demarcação de luz e sombra de acordo com a base que fiz no cenário.
Nessa parte também é um pouco trabalhoso, porque está animando a luz e a sombra e tem que pensar em como a luz vai se comportar diante ao movimento da personagem, o mesmo é com a sombra.



6º Colorindo os keyframes





Depois de fazer a demarcação de luz e sombra, haverá alguns testes até chegar num resultado final.
Assim com aquela base de cor feita no cenário, eu uso as propriedades das cores para colorir cada keyframe, e exatamente nessa parte que se  torna importante o planejamento da animação.
No caso da almofada quando não houvesse mais a influencia do corpo da personagem, não haveria necessidade de fazer a almofada nos outros frames, então só separei a almofada e deixei numa camada acima da personagem. Asim só pintar uma vez a almofada que nos outros frames não precisa mais se preocupar em pintar a almofada.

Assim como na imagem abaixo, quando a almofada sofre influencia do corpo da personagem, então deixei na mesma camada.



Mas quando não sofre mais influência eu já deixo separado.





7º Montagem da cena



No fim quando a animação está pronta, e o cenário também. Eu começo a montar esses elementos.





Esses foram as etapas de produção. Eu falei só os pontos principais, mas como eu disse, isso foi apenas um estudo para me familiarizar com a criação de keyframes e planejar uma cena. Ao decorrer deste estudo, percebi algumas coisas que poderia melhorar, ou fazer de outra forma. Mas nas próximas vou levando em consideração o que aprendi nos estudos antigos, e melhorar mais nos testes de animação.



Obrigado pessoal por ver este estudo. e espero ter compartilhado um pouco sobre o que fiz neste estudo.


Ainda vai ter mais estudos, mas provavelmente levará um tempo pra fazer um estudo de animação, porém vários estudos de ilustrações serão feitos enquanto isso. 


0 comentários: